Com o propósito de premiar os meninos nascidos em 2000, o C.D. Candal participou no Torneio Zon Kids com três equipas, de forma a que todos participassem neste fecho de época, já de si fantástica. Mas a cultura desportiva do Candal é entrar para ganhar e estes meninos não deixam os créditos por mãos alheias e escreveram uma página muito bonita na história do Candal que culminou com a presença na final deste torneio com honras de trasmissão televisiva (SPORT TV 3). Mas vamos por partes...
Etapa de Vila do Conde
A equipa denominada C.D.Candal 1 foi contituida pelos seguintes jogadores:
Carvalho ; Zé; Jorge ; Tomás: Tó; Kiko e Bruno.
Foi a primeira a entrar em acção num grupo constituido pelas seguintes equipas: Milheirós ; Caxinas e Foot Funny. Num terreno de jogo com muitas particularidades (tabelas e balizas feitas em insufláveis) sentiu muitas dificuldades em se adaptar a este estilo de jogo. Estes meninos estão habituados a trocar a bola entre si e nestas condições não era de todo aconselhável. O candal entrou a ganhar mas deixou-se empatar nos ultimos minutos levando assim a sempre problemática decisão para os penaltis, onde a equipa adversária levou a melhor.
O segundo jogo foi contra uma equipa muito forte de Caxinas que pratica futsal. Fortes técnicamente e fisicamente e com hábitos de jogar em campos desta dimensão. O Caxinas venceu sem dificuldade a equipa do Candal por 4-0.
No ultimo jogo da fase de grupos e já sem aspirações a ser apurado os nossos meninos resolveram dizer que não foram ali passear e golearam o Foot Funny por 5-0.
A equipa C.D. Candal 3 fez-se representar com:
Ricardinho ; Joaquim ; Sala; Diogo; Diogo Portela e João Castro.
Aproveitando o facto de ter assistido ao jogo de abertura dos colegas da equipa 1 e assimilar um estilo de jogo diferente ao que estão habituados, entrou a ganhar frente ao AJVC (escolas do Gil Vicente) por 2-0. Vitória sem constestação tal foi o dominio.
Para "segundo prato" veio a equipa Escola de futebol so Sporting C.P. da Povoa do Varzim. Mas nem esse nome meteu medo e levou com o mesmo carimbo...2-0 para os candalenses.
Já com o apuramento quase garantido seguiu-se o Touguinha, mas esta equipa estava imparável e nova vitória destes meninos, desta feita por 2-1, acabndo assim a primeira fase invictos.
Nos oitavos de final calhou-nos em sorte o Inter de Milheirós num encontro que o Candal sofre um golo no primeiro remate à baliza e lança-se no ataque á procura do empate (os jogos tinham a duração de 10 minutos, não havia tempo a perder) Candal sempre a atacar e o Inter em contra ataques a marcar...O resultado acabou num injusto 1-3 mas ficou a demonstração de uma equipa capaz e de muito querer.
O sete escolhido para o C.D. Candal 2 foi este:
Tiago ; Penetra ; Paulinho ; Keny ; Pinheiro ; Miguel e Bruno Costa.
Por vezes à coisas que estão destinadas a acontecer assim e tal como no campeonato distrital de benjamins para primeira prova de fogo o sorteio ditou um Candal - Vilanovense a abrir a competição.
Em três encontros no campeonato o Candal venceu 2 e empatou um mas estes tinha caracteristicas diferentes, mas mesmo assim estes meninos rapidamente demonstraram o que estavam ali a fazer...escrever história! Resultado..3 para o Candal 1 para o Vilanovense.
No segundo jogo o Candal defrontou o Creixomil e manteve a senda de vitórias desta feita batendo a equipa adversária por 2-1.
Pencelo era a ultima equipa a defrontar na fase de grupos já com o apuramento garantido mas o Candal queria o pleno e mais uma vitória sorriu para os de Rei Ramiro por 3-1.
Oitavos de Final, Lobitos de Milheirós era o adversário e qual máquina compressora estes meninos marcam 7!!! golos sem resposta ... os quartos de final estavam aí...
Nos quartos de final aconteçe a unica "escorregadela" destes meninos, apesar de dominarem o jogo logo de inicio o Pencelo 2, equipa adversária nesta fase da competição, marca na unica vez que chega à baliza do Candal e de seguida mete a equipa toda na sua defensiva. O Candal atacava de todas as maneiras e feitios mas a bola não queria entrar. E só a dois minutos do fim num penalti indescutível o Candal chega ao empate. Os penaltis estavam aí para desempatar. (n.r. nesta fase da prova estavam 6 equipas em jogo. Ficavam apuradas 3 sendo uma repescada para as meias finais) O Candal perdeu por 3-4 nas grandes penalidades num jogo de sentido unico. Tinha de se esperar pelo jogo seguinte entre a Escola de Futebol Sporting S.C. Povoa do Varzim e o Inter de Milheirós. Duas equipas que tinham jogado conta a equipa 3 do Candal e manifestamente de nível inferior. O resultado foi igual ao dos nossos meninos ao que levou à decição da organização de um finalíssima para apurar a equipa a ser repescada.Escola Sporting S.C. da Povoa do Varzim contra C.D. Candal 2. (Duração do jogo: 5 minutos) Os nossos meninos sabiam que não podiam falhar e com dois golos carimbaram o acesso às meias finais desta competição. Esc. Fut. Sporting Povoa Varzim 0 C.D. Candal(2) 2.
O Inter de Milheirós foi a equipa que se seguiu para o encontro da meia final. Jogo sem história. Nesta altura os nossos meninos já só pensavam em ir a Belém e sabiam que para isso faltava apenas dois jogos. O Inter é despachado com um 4-0. A final estava aí e com quem poderia ser!!??? Os nossos amigos do Vilanovense outra vez!!!
Já com o sol abrasador (que deixou todos os pais e meninos e treinadores bem vermelhos de queimados que estavam) a desaparecer no horizonte o àrbitro apita para o inicio do jogo e foi preciso pouco tempo para o Candal fazer o primeiro. Miguel Angelo inaugurava o marcador. Excelente a réplica dos de Soares dos Reis mas Penetra ou Paulinho e também Tiago na baliza não davam hipóteses. Bruno Costa metia a cereja em cima do bolo e fazia o segundo. Quem assistiu já perguntava entre si "e agora? como vamos a Lisboa? " Ao ultimo apito do àrbitro a alegria invadiu o campo. Campeões desta fase ...o podium esperava por nós!! Uma palavra para os meninos do Vilanovense que teem uma excelente equipa e perder uma final custa sempre mas importante é estar lá e Gaia demonstrou que aqui à excelentes equipas.
Final Liga Zon Kids (Estádio do Restelo, Belém)
5:30 da manhã do dia 26/6/2011 tudo pronto para partir para Lisboa. Todos instalados no seu lugar e primeiro contratempo...autocarro com problemas eléctricos...não era aconselhável partir com aquela viatura. Viagem com desvio pela garagem da empresa de camionagem e 1 hora mais tarde começa a aventura a Lisboa. O relógio andava contra nós ... o primeiro jogo seria às 10:15. telefonemas para a organização infomavam-nos que os jogos teriam de começar à hora marcada devido à transmição televisiva. A promeça que iriam fazer o possível para as equipas que jogavam a seguir, se estivessem no local, faziam a alteração do jogo era a nossa unica esperança...a ansiadade aumentava dentro do autocarro...finalmente estádio do Restelo á vista. O treinador adjunto sai a correr com toda a documentação na mão...entra no estádio e ouve a chamar outras equipas para o campo onde era suposto jogar...eram 10:30...teriamos perdido o primeiro jogo!!... braços no ar..."já estamos aqui" gritou ele. Resposta: "Candal?"... já na mesa junto ao speaker, as colunas debitam "alteração, no campo 6 C.D. Candal - Predator...estavamos em jogo!!! faltava equipar os meninos...tudo a correr...o receio agora era com aquele stress todo como iriam estar os nossos meninos? A resposta foi fantástica...estes meninos são fantásticos...5-2...sem apelo...começamos a ganhar!
Para o segundo jogo Off-SideKids de Cernarche (Coimbra), os nossos meninos não demonstravam cansaço apesar da viagem e do despertar a horas fora do normal e começava a dar sinais de que estava ali para fazer algo de muito bonito...5-0... muitos começavam a olhar para eles como uma equipa forte!
Para fechar a fase de grupos e com o apuramento quase na mão veio a descompressão e fruto disso a unica derrota nesta competição. Esc. Fut. Diversãofoot (Barcelos) 2 C.D. Candal 0. Ficava o aviso que não se podia facilitar. Afinal estavam aqui as melhores equipas de um universo de mais de 8000 atletas que participaram neste evento. Já eram 13:45 quando nas redondezas do estádio acentamos arraiais para um rápido piquenique nas companhia dos pais treinadores e atletas... podia ter sido isto a causa da derrota. Mesmo assim 1º lugar no grupo, 1/4 de final marcados para as 15:30 contra outra equipa conhecida do campeonato ditrital de benjamins...Marco 09!
15:00 entravamos novamente num palco de sonho para estes meninos... nas colunas ouvia-se a organização a agradecer o almoço fornecido gentilmente pelas gentes de Marco de Canavezes, olhavamos uns para os outros e sorriamos... 15:30 o Candal é chamado para o campo 5...os nervos cresciam, uma victória colocava-nos mais perto do podium. O Candal entra a tentar mandar no jogo e faz o primeiro. O Marco09 reage e demonstra que também tem uma boa equipa. Os nossos meninos já sabiam disso. Num desses ataques o Marco empata e os penaltis começão a pairar novamente. Ao apito do àrbitro a forma mais injusta de se achar um vencedor vai acontecer novamente. O primeiro penalti é falhado pelo jogador de Marco de Canavezes, a partir dai está tudo nas nossas mãos. Bruno Costa, Miguel e Keni, fazem o resto...venha o próximo...estamos nas 1/2 finais contra a equipa mais falada do torneio.
Quibaios é quem calha a seguir, um misto com jogadores do Sporting e ....Manchester United!! Técnicamente uma equipa espantosa. O jogo começa com equilibrio com as duas equipas a conhecerem-se, reinava o respeito. O Quibaios jogava com tres jogadores mais defensivos e colocava a bola num jogador inglês na frente com uma técnica acima da média que tentava fazer tudo...mas Penetra...não o deixava penetrar. Num lançe confuso na àrea adversária, Miguel Angelo inaugura o marcador, num lançe que sai magoado. 1-0 para o Candal...a final estava mais perto. Apartir daqui deixou de haver futebol, os jogadores do Quibaios perderam a cabeça, e começaram numa sequencia de agressões sem classificação. (provávelmente pensavam que iam ganhar aquilo fácilmente...não sabiam que o Candal estava lá) Num desses lances um jogador é excluido por um minuto e o Candal aproveita bem para fazer o segundo. Minutos mais tarde o Quibaios ainda reduziu mas a equipa do Candal estava muito compacta e nada mais podia fazer. Estavamos apurados para a Final!!!
Boca Juniores era o adversário! O jogo a ser transmitido na SPORT TV 3 em directo. Um jogo equilibrado mas com mais pendor ofensivo do Candal que teve a infelicidade de sofrer um golo depois da bola tabelar num defesa e a desviar do guarda redes. Mas o Candal não é equipa de baixar os braços e foi atrás do prejuízo. O empate surge numa jogada soberba...Miguél Ângelo num pontapé de bicicleta envia a bola à barra e Bruno Costa de primeira atira sem hipóteses para o guarda redes. Estava em cima o Candal e a reviravolta podia acontecer a qualquer momento. Mas seriam os penaltis a resolver a questão do titulo. O Boca Juniors venceu por 3-2 nos penaltis. Mas nada disso tirou o brilho deste jogadores que mereciam mais que ninguém esta vitória. Foram bravos estes meninos. Depois do apito final não faltaram chamadas telefónicas a felicitar a equipa, soubemos que candal "parou" em frente ao televisor, que numa esplanada da ribeira o jogo foi transmitido e o nome do Candal foi entoado nesta mitica zona do Porto. A todos o nosso mais sincero obrigado pelo apoio demonstrado.
PARABÉNS CAMPEÕES! PARABÉNS CANDAL!
Agradecimentos: Gostavamos de agradecer aqui publicamente a todos os que nos ajudaram nesta aventura, pais, treinadores e direcção do C.D. Candal pela apoio indispensável para uma logistica desta natureza.
Ao sr. José Taveira pelas fotos diponibilizadas.
n.r. Em breve fotos do evento.