sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

5 Perguntas 5 Respostas (Mister da "B" Nuno Ferreira)

Nuno Ferreira, treinador dos nossos meninos mais novos cedo se interessou pela arte de treinar e orientar os mais pequenitos. Em paralelo com uma carreira de futebolista, primeiro nos escalões de formação do Vilanovense depois, já sénior, no Estrelas de Gaia F. C., colaborou em mais de dez anos nos "Jogos Juvenis de Gaia" ora como treinador principal (J.F. Mafamude) ora como treinador adjunto (J.F. Vilar do Paraiso). Como adjunto foi também treinador da seleção de Gaia de sub 14 por um periodo de 4 épocas e no Vilanovense em 2 temporadas conseguindo neste clube uma subida de divisão pelos infantis. Na época transata treinou os benjamins do Oliveira do Douro, conquistando um honroso 4º lugar e esta época tranferiu-se para o nosso clube. Um treinador que se auto-denomina como preparado para altos voos e por isso se tranferiu para o C. D. Candal por considerar um clube com outra estrutura e com uma só palavra....VENCER! E Nuno Ferreira não foge dessa missão...




CDCB - Que objectivos traçou no início desta época, tendo em conta que iria ter em "mãos" um conjunto de meninos que na próxima época vão continuar neste escalão (benjamins)?


Nuno Ferreira (N.F.) - Construir uma equipa boa para a próxima época, e tendo em conta que trabalho com 7 meninos nascidos em 2002 (mais dois anos neste escalão - n.r.) espero conseguir uma boa equipa. Outro objectivo foi ficar à frente das equipas de Gaia.


CDCB - Até que ponto a confirmação da A.F.P. do facto de na próxima época deixar de existir futebol de 11 e passar a haver futebol de 7 neste escalão, interferiu na programção de trabalho para esta temporada?


N.F. - Muito. Não acho que seja bom treinar uma equipa de 11 jogadores e para o ano só podem jogar futebol de 7. Quem quer jogar com menos jogadores vai jogar futebol de 5, que já existe quem quiser futebol de onze... Na minha opinião acabar com o futebol de onze é tirar extremos ao futebol e portugal sempre teve bons extremos mas mais tarde vai pagar por esta decisão. Além disso os meninos mais pequeninos podem ter mais dificuldades em se adaptar porque o futebol de 7 é mais físico e os artistas de menor estrutura física, que sempre sobresaíram no futebol vão desaparecer.


CDCB - Que balanço faz da primeira fase desta competição?


N.F. - Ficaram acima daquilo que estava à espera. Ser uma equipa que está em preparação para a próxima época, ou seja a equipa "B", que tem de jogar com outras equipas com meninos com mais 1 ano e bater-se como nos temos batido, é bom. Se contabilizassemos só as equipas "B" desta competição, e estou a falar no conjunto de todas as séries, apenas uma equipa esteve melhor que nós que foi o Varzim "B". Sendo assim o objectivo foi mais que cumprido porque fomos muito superiores a todas as equipas de Gaia na nossa série.


CDCB - Que prespectivas para a segunda fase?


N.F. - Vai ser dificil. Só temos uma equipa "B" na nossa séria (Avintes) e o resto são tudo equipas "A". Mas vamos continuar a exigir o máximo de concentração para evoluir mais nesta fase da prova.


CDCB - Notou grandes diferenças do Oliveira do Douro para o nosso clube?


N.F. - Sim. Acima de tudo, a qualidade de jogadores disponíveis nos "Reguilas". 90 % dos meninos são provenientes desta escola de futebol. As exigencias e os objectivos são maiores e por isso agarrei com as duas mãos esta oportunidade e espero continuar o trabalho que realizo neste clube.

2 comentários:

  1. bom trabalho pena nessa equipa ter jogadores 2000 nao deviam ter

    ResponderExcluir
  2. e tambem por ser equipa b jogarem todos nao acham mas so pensam ganhar

    ResponderExcluir